terça-feira, 27 de janeiro de 2009

Impressionismo


Impressão do nascer do Sol- Claude Monet

Impressionismo foi um movimento artístico que surgiu na pintura européia do século XIX. O nome do movimento é derivado da obra Impressão, nascer do sol (1872), de Claude Monet.
Os autores impressionistas não mais se preocupavam com os preceitos do Realismo ou da academia. A busca pelos elementos fundamentais de cada arte levou os pintores impressionistas a pesquisar a produção pictórica não mais interessados em temáticas nobres ou no retrato fiel da realidade, mas em ver o quadro como obra em si mesma. A luz e o movimento utilizando pinceladas soltas tornam-se o principal elemento da pintura, sendo que geralmente as telas eram pintadas ao ar livre para que o pintor pudesse capturar melhor as nuances da natureza.
Uma das principais características do Impressionismo, é que as figuras não devem ter contornos nítidos pois o desenho deixa de ser o principal meio estrutural do quadro passando a ser a mancha/cor.
Entre os principais expoentes do Impressionismo estão Claude Monet, Edgar Degas e Renoir Poderemos dizer ainda que Claude Monet foi um dos maiores artistas da pintura impressionista da época.

Monet

Degas

Renoir

No início do século XX, Eliseu Visconti(abaixo) foi sem dúvida o artista que melhor representou os postulados impressionistas no Brasil. Sobre o impressionismo de Visconti, diz Flávio de Aquino: "Visconti é, para nós, o precursor da arte dos nossos dias, o nosso mais legítimo representante de uma das mais importantes etapas da pintura contemporânea: o impressionismo. Trouxe-o da França ainda quente das discussões, vivo; transformou-o, ante o motivo brasileiro, perante a cor e a atmosfera luminosa do nosso País".

Um comentário:

Amóes Xavier disse...

Olá gostei de sue blog. Estava olhando alguns de seus quadros; Bem interessante.